Hino do santos F.C.

Em 1955 foi criado a marchinha Leão do Mar, criado por Mangeri Neto e Mangeri Sobrinho após a conquista do Campeonato Paulista:

Santos!Santos

Gol!

Agora quem dá bola é o Santos.
O Santos é o novo campeão.
Glorioso alvinegro praiano,
Campeão absoluto desse ano!

Santos!!!
Santos sempre Santos,
Dentro ou fora do alçapão.
Jogue onde jogar,
És o leão do mar.
Salve o novo campeão!!!


O hino oficial do santos só foi composta em 1957 por Carlos Henrique Paganeto Roma. Porém o Conselho Deliberativo do clube só o reconheceu oficialmente em 1996, graças a proposta do conselheiro Júlio Teixeira Nunes.

Sou alvinegro da Vila Belmiro
O Santos vive no meu coração
É o motivo de todo o meu riso
De minhas lágrimas e emoção

Sua bandeira no mastro é a história
De um passado e um presente só de glórias
Nascer, viver e no Santos morrer
É um orgulho que nem todos podem ter

O Santos pratica o esporte
Com dignidade e com fervor
Seja qual for a sua sorte
De vencido ou vencedor

Com técnica e disciplina
Dando o sangue com amor
Pela bandeira que ensina
Lutar com fé e com ardor.

Leia Mais

E tudo começou...

...no inicio do século XX, a cidade de Santos, erá a principal cidade exportadora de café do mundo (embora nunca tenha tido uma única plantação de café).

O principal esporte santista na época era o remo. Pouco se falava em futebol, também pudera, Charles Miller, trouxe o futebol para o Brasil em 18 de fevereiro de 1894 (O Association Football – nome original, nasceu em 26 de outubro de 1863 em Londres na Inglaterra, contudo há indicios de um jogo parecido sendo praticado por volta do século III antes de Cristo), com a primeira partida de futebol realizada em 14 de abril de 1895, na Várzea do Carmo, em São Paulo.

As 14 horas do dia 14 de abril de 1912 a história começou a muda na cidade de Santos, foi neste dia que Mário Ferraz, Argemiro de Souza e Raymundo Marques fundaram o maior time do Brasil (não é provocação, o time é conhecido até no Japão). O local do nascimento é o Clube Concórdia, localizada na Rua do Rosário (atual Avenida João Pessoa), em Santos (obvio). Na assembleia, foram discurtidos algumas sugestões de nome para o time, como por exemplo, CONCORDIA, EUTERPE e BRASIL ATLÉTICO, mas graças ao espirito da criação a prosposta de Edmundo Jorge Araújo foi aceita e foi criado o SANTOS FOOT-BALL CLUBE. Sendo eleito o senhor Sizinho Patuska, como o primeiro presidente do clube.

Outro fato historico, em 12 de abril de 1912, duas noites antes do nascimento do clube, afundava nas águas geladas do Oceano Atlântico Norte, o TITANIC. Ou seja um grande Titã mundial afundava e outro surgia.

O primeiro jogo-treino foi realizado em 23 de junho do mesmo ano, contra um combinado chamado Thereza Team, sendo vencido pelo tricolo praiano, por 2 a 1 (Tricolo sim, o alvinegro nasceu tricolor, o uniforme possuia listras verticais azuis e brancas, separadas por um fio dourado). O primeiro jogo oficial ocorreu em 15 de setembro de 1912, o Santos venceu na estréia o Santos Athletic Club por 3 a 2, sendo o primeiro gol oficial marcado por Arnaldo Silveira. Ou seja o Santos já nasceu campeão.

Leia Mais

Um breve relato



Assim como a história da humanidade,a historia do glorioso alvinegro praiano pode

ser dividida em seis fases:

A pré-história vai da fundação,em 1912,até 1926.É marcada por grandes privações

na vida administrativa e meras figurações nos Campeonatos Estaduais.

A idade antiga,curta mas memorável,se inicia em 1927,quando é formada a linha dos

cem gols,e se estende até 1935,ano da conquista do primeiro título estadual.

Depois vem a terceira fase,a idade média,a idade das trevas,que dura de 1936 até 1954.È um longo e tenebroso período de escassez de títulos.

A quarta dispensa comentários:é a renascença,que vai de 1955,quando se quebra o jejum de vinte anos sem o título paulista, passa por toda a era pelé e segue até 1974.data da despedida do Rei.

Santos de 1955

De 1975 até 1994,temos a idade moderna.Vinte anos difíceis,quase um novo deserto de conquistas,mas com alguns oásis.

A sexta fase é a contemporânea:o time se reergue com o vice brasileiro de 1995,consegue alguns títulos menores,como o Rio-São Paulo e a conmebol,e coroa o período com os Brasileiros de 2002 e 2004.


fonte: Santos-dicionário Santista, José Roberto Torero, Ediouro - 2005.

Leia Mais

Hinos