E tudo começou...

...no inicio do século XX, a cidade de Santos, erá a principal cidade exportadora de café do mundo (embora nunca tenha tido uma única plantação de café).

O principal esporte santista na época era o remo. Pouco se falava em futebol, também pudera, Charles Miller, trouxe o futebol para o Brasil em 18 de fevereiro de 1894 (O Association Football – nome original, nasceu em 26 de outubro de 1863 em Londres na Inglaterra, contudo há indicios de um jogo parecido sendo praticado por volta do século III antes de Cristo), com a primeira partida de futebol realizada em 14 de abril de 1895, na Várzea do Carmo, em São Paulo.

As 14 horas do dia 14 de abril de 1912 a história começou a muda na cidade de Santos, foi neste dia que Mário Ferraz, Argemiro de Souza e Raymundo Marques fundaram o maior time do Brasil (não é provocação, o time é conhecido até no Japão). O local do nascimento é o Clube Concórdia, localizada na Rua do Rosário (atual Avenida João Pessoa), em Santos (obvio). Na assembleia, foram discurtidos algumas sugestões de nome para o time, como por exemplo, CONCORDIA, EUTERPE e BRASIL ATLÉTICO, mas graças ao espirito da criação a prosposta de Edmundo Jorge Araújo foi aceita e foi criado o SANTOS FOOT-BALL CLUBE. Sendo eleito o senhor Sizinho Patuska, como o primeiro presidente do clube.

Outro fato historico, em 12 de abril de 1912, duas noites antes do nascimento do clube, afundava nas águas geladas do Oceano Atlântico Norte, o TITANIC. Ou seja um grande Titã mundial afundava e outro surgia.

O primeiro jogo-treino foi realizado em 23 de junho do mesmo ano, contra um combinado chamado Thereza Team, sendo vencido pelo tricolo praiano, por 2 a 1 (Tricolo sim, o alvinegro nasceu tricolor, o uniforme possuia listras verticais azuis e brancas, separadas por um fio dourado). O primeiro jogo oficial ocorreu em 15 de setembro de 1912, o Santos venceu na estréia o Santos Athletic Club por 3 a 2, sendo o primeiro gol oficial marcado por Arnaldo Silveira. Ou seja o Santos já nasceu campeão.

1 comentários:

Lília Hendi disse...

Olhee eu sou vasssssco...auehuahuehauheuahuhe mas é legal defender o time assim :D

beijãoo

18 de setembro de 2009 às 23:07

Postar um comentário

Hinos